Multas de 250 a 45 mil euros para quem…

certif-energetica--470x265… não tenha certificado energético.

A ADENE – Agência para a Energia, (…) é uma das entidades que vão fiscalizar se os imóveis que entram no mercado de venda e arrendamento apresentam certificado energético. (…).

Recorde-se que os proprietários que promovam os seus imóveis e não tenham esse documento ficam sujeitos ao pagamento de uma multa que pode ir dos 250 aos 45 mil euros. (…). Esta medida começou a ser aplicada no dia 1 de Dezembro e abrange todo o tipo de anúncios (online e jornais) e empresas de mediação. Se até aqui a venda ou o arrendamento de uma casa já implicava a existência de um certificado energético, a partir de agora há a obrigatoriedade de o ter a partir do momento em que se publicita o imóvel.

(…) Retirar temporariamente os imóveis sem certificação energética do mercado não é visto (…) como a melhor solução. No entanto, (…) admite que muitos proprietários acabarão por fazê-lo por não terem condições de solicitar a emissão do documento em tempo útil.

(…) De acordo com as contas de uma das principais empresas do sector, (…), o certificado energético de um T0 a T1 custa 249 euros já com IVA incluído, mas pode atingir os 479 euros no caso de uma moradia com 500 m2 a 1000 m2. Já num escritório com 75 m2 essa certificação custa 320 euros, acrescidos de IVA.

(…)

In:http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/agencia-energia-fiscaliza-casas-sem-certificado-multas-vao-dos-250-aos-45-mil-eur-0/pag/-1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s