Hábitos que ajudam a sua vida financeira

porco (2)A primeira regra de quem quer ter uma vida financeira estável é ser disciplinado. Sem isso não há forma de controlar o dinheiro que entra ou sai e não haverá nenhuma dica que poderá  ajudar.

Se ainda não faz parte do grupo dos “disciplinados”, não precisa de se desesperar, pois é sempre possível conseguir essa disciplina aos poucos, para tal basta uma pequena alteração dos seus hábitos.

Com disciplina a sua vida financeira tornar-se-á mais fácil,  mas ajuda bastante a alteração e criação de alguns hábitos. Veja alguns exemplos:

Defina as suas metas e objetivos

Não adianta simplesmente ganhar dinheiro e não saber onde deve gastar e onde quer gastar. É preciso traçar regras, limites e objetivos:  o que é que é preciso ser pago todos meses e o que quer comprar ou como utilizar o dinheiro que sobrar.

Faça o seu planeamento financeiro

Depois de saber onde deve gastar e onde quer gastar é preciso definir isto através de um bom planeamento financeiro. Quem prefere a boa e velha agenda de papel, pode utilizá-la também, mas para os amantes da tecnologia, uma folha em Excel é uma boa oportunidade de ver o seu planeamento financeiro.

Fique de olho nos gastos excessivos

Se o seu planeamento está pronto e você vê que está  a gastar muito em restaurantes, por exemplo, sabe que deve passar a comer mais em casa. O mesmo vale para qualquer outro tipo de situação em que veja que está extrapolando um pouco do que havia previsto. Assim você consegue “cortar o mal pela raiz” antes que o mês acabe no vermelho.

Garanta sempre um fundo de reserva

Imprevistos acontecem e por mais que você tenha disciplina, pode acontecer algum fato em que precise de mais dinheiro. A maioria vai recorrer àqueles tipos de empréstimos desesperadores, mas quem tem uma boa educação financeira sempre tem uma reserva e utiliza este dinheiro nos imprevistos.

Para isso, pode e deve abrir uma conta poupança e ir poupando um pouco por mês para os momentos de aperto e emergências.

No geral, as dicas são fáceis e garantem que consiga investir o seu dinheiro da forma correta, gastar onde é preciso e comprar o que desejar sem recorrer a empréstimos desnecessários ou altos juros. É preciso apenas ter um pouco de consciência e adquirir a disciplina que sua vida financeira fica muito melhor.

Se pretender um modelo de planeador em Excel, use o formulário em baixo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s